PORTO GRANDE (TAQUARI / RS)

A aproximadamente 100 km de Porto Alegre , na zona rural da cidade de Taquari, numa localidade chamada Porto Grande, luzes estranhas tem assustado moradores da região. Em maio, deste ano (2011), recebi a informação que moradores dessa localidade estavam testemunhando o aparecimento de estranhas luzes, ou "bolas de fogo", sobrevoando a região, como algumas das testemunhas descreveram. A pedido das testemunhas, nomes e fotos das mesmas não serão divulgados nesta pesquisa.



As Testemunhas:

Foram entrevistadas, no primeiro momento 5 testemunhas,  e todas com grau de parentesco. Não há nada que desabone o testemunho das mesmas até o presente momento. Tratam-se algumas, de pessoas idosas, outras de meia idade e mais jovens. São pessoas humildes, trabalhadores da lida rural e que não apresentam motivo aparente para inventar histórias ou mentiras. Desejam inclusive manter o anonimato por medo e vergonha.


O Avistamento:

Não há um padrão específico observado pelas testemunhas. Tanto podem ser observadas luzes como as tais "bolas de fogo". Infelizmente, até o presente momento, não há nenhum tipo de registro destas observações, nem fotos e nem filmagens. Os objetos foram vistos em vários pontos da região, apresentando movimentos erráticos, as vezes estáticos e de baixa elevação. Apenas uma testemunha relatou um avistamento de uma luz em movimento "próxima das estrelas". Na grande maioria dos relatos os objetos estavam voando baixo e não muito distante dos observadores. Em alguns locais apontados pelas testamunhas podemos verificar que a distância entre o ponto de observação e o objeto foi entre 100 e 600 metros.


Os objetos:

Como relatado anteriomente tanto podem ser observadas luzes como as tais "bolas de fogo". Abaixo, colocamos essa foto como mera ilustração do que se relata estar sendo observado. A "bola de fogo" no relato das testemunhas tanto pode se apresentar na coloração alaranjada, ou amarelada, semelhante a um sol, como também foi observado em algumas vezes a coloração azul-esverdeada. O tamanho em si do objeto, em decorrência da distância, não pode ser apurado com exatidão, mas uma das testemunhas arrisca a dizer que é equivalente ao tamanho de um automóvel.

Imagens meramente ilustrativas dos possíveis objetos.


A Região:


A região de Porto Grande fica distante, aproximadamente, 11 km do centro de Taquari, e é costeada boa parte pelo Rio Taquari e alguns canais emergentes do mesmo. No mapa abaixo podemos verificar a geografia da região e alguns dos locais de observação do fenômeno.



Porto Grande (Google Earth)



Posteriormente, conversando com outras pessoas percebemos que tais avistamentos já estão enraizados na cultura popular da região. Muitas pessoas afirmam já terem visto os objetos tanto em Porto Grande como em outros locais, como por exemplo, Triunfo, Santa Cruz do Sul  e propriamente na cidade de Taquari, Também afirmam que os testemunhos ocorrem a décadas e não são um evento recente.



Fotos:


Como foi informado anteriormente nenhuma foto das testemunhas será publicada, entretanto foram feitas algumas fotos na propriedade das testemunhas e nos prováveis locais de avistamento:




Curiosidade(*):

A população taquariense é muito religiosa, demonstrando grande fé em seus respectivos credos. Basicamente a população taquariense se divide entre católicos, evangélicos e Testemunhas de Jeová. 

Em 1988, duas crianças dizem ter visto a Nossa Senhora da Assunção, na localidade do Rincão São José. Esse foi um fato marcante, visto que desde esse ano é realizada a Romaria de Nossa Senhora da Assunção, em um percurso de aproximadamente 3 km, até o Santuário da Assunção, um dos maiores templos católicos do estado. O evento, que acontece sempre no terceiro domingo de agosto, reúne milhares de pessoas, tanto taquarienses como visitantes de outras cidades.

(*) Parte do texto acima foi extraido do site da Prefeitura de Taquari.

A religiosidade e a crença até certo ponto podem ser vistos como elementos importantes na avaliação ou percepção de algumas testemunhas. Em dado momento, esses elementos podem ajudar a distorcer ou contribuir para uma explicação menos racional e mais religiosa sobre o que foi observado.


Hipóteses:


Até o presente momento é difícil encontrar uma explicação sobre as observações feitas pelas testemunhas. Desde de luzes de aviários próximos, raios globulares (raio-bola)  e até mesmo fogo fátuo (1 / 2) já foram aventadas como explicações plausíveis e racionais. Também não podemos descartar o envolvimento real de atividade ufologica na região. Entretanto as condições apresentadas e as análises inicias não permitem que façamos estes julgamentos de forma definitiva. Nos faltam dados e elementos mais concretos que auxiliem em nossa investigação. Será necessário um aprofundamento maior tanto na busca de novas testemunhas como no próprio levantamento de dados históricos de antigos avistamentos. Continuaremos investigando.




Um video simulando o Raio Bola:


Fogo Fátuo:



Atualização(09/12/2011): Dando continuidade em nossa investigação e pesquisa apresentamos novas informações ao caso Porto Grande:

1)Foram feitos contatos com os três principais jornais que cobrem a cidade de Taquari, averiguando se em seus arquivos existiriam matérias a respeito de testemunho e observação de objetos luminosos ou bolas de fogo na região e arredores. Dos três jornais, apenas dois retornam informando que nada possuíam a respeito do questionamento.

2)Na tentativa de busca de novas testemunhas foram postados cartazes na cidade de Taquari convidado as pessoas a relatarem possíveis avistamentos de luzes ou bolas de fogo na região.

3) Na obra DISCOS VOADORES – IMPREVISÍVEIS E CONTURBADORES (Ed. 1968) do grande ufólogo gaúcho FELIPE MACHADO CARRION, na pág. 50, relata o avistamento em 04/11/1894 de bola de fogo cruzando diversas regiões do Estado, inclusive Taquari e o Vale do Taquari. O avistamento foi registrado no "ANNUÁRIO DO ESTADO DO RS" de 1897. Apesar do registro mencionar a rota do objeto em zig-zag, muito provavelmente, assim como levantado por muitos na época, inclusive no “Annuário”, a bola de fogo poderia ser apenas um meteorito. Porém, nada foi apurado oficialmente.





4) Ainda na obra DISCOS VOADORES – IMPREVISÍVEIS E CONTURBADORES (Ed. 1968) do grande ufólogo gaúcho FELIPE MACHADO CARRION, na pág. 50, temos outro relato na região de Taquari -  Lê-se no Diário de Notícias, de Porto Alegre, 01/07/1962: " Em Taquari foi visto corpo esférico percorrendo aereamente rumo diverso do que se viu ele seguir no rio das Antas; Conde D´Eu (hoje municipio de Bento Gonçalves), notou-se que se dirigia do norte para o sul; logo foi de zigue-zagues o percurso da bola luminosa".

5) A similaridade de relatos de avistamentos de objetos luminosos e bolas de fogo por todo o Brasil é muito grande, principalmente em regiões fora dos grandes centros urbanos. Porém o fenômeno não é restrito ao Brasil, diversos locais do planeta testemunham relatos muito parecidos com os daqui. Um caso específico é o que ocorre numa localidade chamada “Vale Hessdalen”, ao norte da Noruega, distante aproximadamente 350 km de Oslo, capital. Neste local desde o início dos anos 80 são avistadas bolas luminosas, carinhosamente apelidades de “hessdalen lights” que percorrem o pequeno vale de 15 km². A freqüência tão grande de testemunhos e avistamentos, fotos e filmagens motivou um estudo científico chamado de PROJETO HESSDALEN. Assim como aqui não está descartado o envolvimento ufológico com o surgimento das luzes.




Abaixo um exemplo das luzes de Hessdalen: